Projetos e parcerias
Nome ou título do projeto
Conhecendo e Protegendo a Fauna Marinha Ameaçada
Coordenadores do projeto (nomes e instituições)
Dr. Mauricio Cubillos (ICML Universidad Austral de Chile)
Dra. Carolina J. Zagal (ICML Universidad Austral de Chile y Oceanósfera)
Carla Christie (Vinculación con el Medio, Facultad de Ciencias, Universidad Austral de Chile)
Jorge Ruiz T. (Bird Ecology Lab, ICML Universidad Austral de Chile)
Isabel Guerrero S. (Trafun Ediciones)
Outras instituições ou pessoas envolvidas no projeto?
Patrocinadores: Dirección de Vinculación con el Medio (Universidad Austral de Chile), Centro IDEAL, The Nature Conservancy, Cerveza Bundor
Colaboradores: ONG Alerce, COPAS Sur-Austral, Conectar para Conservar, Bird ecology lab, AlgaLab, Qarapara, Núcleo Pintarroja, RELATO, Fundación Mar y Ciencia, Ross University School of Veterinary Medicine
Objetivo do projeto
Elaborar um guia informativo e de identificação de animais marinhos: “Fauna Marinha Ameaçada e Protegida do Sul do Chile”, combinando educação, ciência, arte e cultura, com o objetivo de ensinar à comunidade sobre a diversidade dos animais que vivem na nossa região costeira e sobre as espécies que enfrentam problemas com a sua conservação e/ou estão protegidas por acordos internacionais assinados pelo Chile ou leis nacionais, incentivando assim o seu cuidado e conservação.
Qual impacto esperado para o projeto?
Através do desenvolvimento de um material educativo multidisciplinar, esperamos contribuir para a educação marinha e a cultura oceânica, assim como promover a divulgação e a difusão da importância da biodiversidade e da conservação.
Como a RELATO apoiou o projeto?
A RELATO tem nos apoiado com o compromisso de colaborar na difusão e na divulgação do projeto, ajudando-nos na premiação do projeto e atualmente na difusão e divulgação dos produtos gerados.
Quão relevante tem sido esse apoio?
Tem sido um apoio fundamental.
Existe algo que você gostaria que disséssemos ou destacássemos sobre o projeto?
Como resultado do projeto, foi gerado o primeiro guia da fauna marinha ameaçada de extinção no Chile.
Tem mais alguma coisa que você gostaria de compartilhar conosco?
Agradecer de todo o coração pelo seu apoio.
Nome ou título do projeto:
Curso de Introdução à Alfabetização Oceânica
Coordenadores do projeto:
Fernando Castillo – AO Latinoamérica/Mares Foundation
Outras instituições ou pessoas envolvidas no projeto?
Cutberto Hernández – Mares Foundation
Israel Carpio – Museo Katsuo
Wendy Marshall – Ocean Institute
Yolanda Sánchez – RELATO
Objetivo do projeto
O Curso Introdutório à Alfabetização Oceânica tem como objetivo que a pessoa compreenda a interconexão entre o oceano e os humanos, sua importância e os princípios essenciais da Alfabetização Oceânica. Além disso, proporcionar ferramentas básicas que as permitam tomar decisões em ações de necessidades locais, regionais, nacionais e internacionais, demandas que este campo exige para começar a formar uma Cultura Oceânica.
Qual impacto esperado para o projeto?
O impacto seria a nível de língua espanhola
Como a RELATO apoiou o projeto?
A RELATO tem apoiado com a revisão dos workshops, a divulgação do curso e a realização de um workshop do mesmo.
Quão relevante tem sido esse apoio?
Houve um impacto no número de inscrições e na escala geográfica alcançada pelo curso.
Existe algo que você gostaria que disséssemos ou destacássemos sobre o projeto?
O curso foi criado para todos os fluentes em espanhol, onde, a Alfabetização Oceânica é promovida para alcançar uma Cultura Oceânica.
Tem mais alguma coisa que você gostaria de compartilhar conosco?
Foi um prazer compartilhar com vocês e ver as contribuições fornecidas pela RELATO, estamos entusiasmados para seguir em frente para que alcance mais pessoas e, assim, estabeleça as bases para uma Cultura Oceânica.
Nome ou título do projeto:
Aproximando a comunidade surda da conservação da vida marinha: um dicionário de língua de sinais para conhecer, valorizar e conservar os mares e costas colombianas.
Coordenadores do projeto (nomes e instituições)
Laura Marcela Herrán Gómez (Estudante de graduação)
Yorely López Quiroga (Estudante de graduação)
Martha García (Diretora de teses)
Trabalho de graduação como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Biologia, Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia.
Outras instituições ou pessoas envolvidas no projeto?
Comissão Colombiana do Oceano: Juliana Mancera
RELATO: Paul Gómez, Daniela Hill e Yolanda Sánchez
Objetivo da proposta
Elaborar um dicionário de língua de sinais sobre a cultura oceânica na Colômbia para promover o conhecimento, a valorização e a conservação da vida marinha.
Qual impacto esperado para o projeto?
Esperamos que o projeto forneça vocabulário e materiais educacionais sobre o oceano para a comunidade surda na Colômbia.
Da mesma forma, pretende-se que o projeto possa ser disseminado e replicado em diferentes países com o objetivo de promover a cultura oceânica na comunidade surda.
Como a RELATO apoiou o projeto?
RELATO tem sido fundamental para o desenvolvimento do trabalho proposto, contribuindo na investigação de antecedentes sobre dicionários de língua de sinais ou projetos semelhantes sobre questões marinhas a nível internacional, contribuíram também para os objetivos e projeções deste projeto, para que seja disseminado em outros países, também na busca por financiamento e na elaboração de oficinas sobre os princípios da cultura oceânica para surdos.
Quão relevante tem sido esse apoio?
Tem sido imprescindível para este projeto, graças ao apoio conseguimos localizar a obra na década dos oceanos e adequar o seu tema e desenho aos princípios da cultura oceânica, temos conseguido obter contatos dispostos a implementar esta ideia em outros países (Chile, Equador e Brasil) e apoiar a implementação na Colômbia, conseguimos a divulgação do projeto e também a construção das oficinas com material didático, ideias e feedback sobre as diferentes atividades que estão sendo realizadas.
Existe algo que você gostaria que disséssemos ou destacássemos sobre o projeto?
Procuramos apoio financeiro para estender este projeto a outros países, para a confecção de materiais educativos e também para que os surdos que participam neste projeto possam viajar e conhecer o mar.
“Estamos construindo está página com muito carinho, pouco a pouco! Volte logo para ver nossos progressos”
Redes Sociais
Contato
relatoceano@gmail.com